Jefferson prega cautela e lembra que o time do Botafogo está em formação (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo) |
Líder do Grupo B do Campeonato Carioca com 18 pontos, o Botafogo passou a empolgar seus torcedores apenas na quarta-feira, quando derrotou o Fluminense por 2 a 0 no primeiro clássico que disputou na temporada. Além de ter sido superior a maior parte do tempo, o Glorioso conseguiu jogar bem, o que não vinha fazendo mesmo com cem por cento de aproveitamento.
A empolgação da torcida, principalmente nas redes sociais, é tratada com tranquilidade em General Severiano. Isso porque o técnico Ricardo Gomes e os jogadores do Glorioso sabem que os resultados mudam a maneira de pensar de muitos. Por isso, a ideia é evitar euforia para não criar falsas expectativas no Campeonato Brasileiro, a prioridade no ano.
Para 2016, os mais pessimistas dizem que a qualidade do elenco é somente para se manter na elite nacional. Ricardo Gomes evita prognósticos, mas se mostra otimista. “Estamos fazendo uma boa campanha no Campeonato Carioca e é apenas isso que temos. No Campeonato Brasileiro a história é outra e, por isso mesmo, estamos reforçando o time. A ideia é disputar a primeira parte da tabela de classificação, já que o Botafogo, por sua tradição, não pode pensar apenas em não cair”, disse o treinador.
Um dos líderes do elenco, o goleiro Jefferson pensa de maneira parecida. “O Botafogo está reconstruindo seu elenco e isso torna a tarefa complicada. Portanto, não podemos precipitar as coisas. Temos que pensar em dar um passo de cada vez e o Brasileiro vem depois. O momento é de pensar no Campeonato Carioca, pois se fizermos isso com foco, com certeza chegaremos mais bem preparados”, disse o arqueiro.
Em se tratando de Campeonato Carioca, o Botafogo volta a campo no próximo domingo, quando faz o clássico da sétima rodada contra o Vasco, às 19h (de Brasília), em São Januário. Para este compromisso, Ricardo Gomes vai preservar o zagueiro Renan Fonseca, que sentiu uma lesão na coxa direita na vitória de 2 a 1 sobre a Cabofriense. Assim, o argentino Joel Carli segue formando a dupla de defensores com Emerson Santos. Neste sábado o elenco treina em General Severiano e depois começa o período de concentração para o clássico.
Fonte: Gazeta Esportiva Fonte da Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo