Takuma Sato entrou para o hall de vencedores da competição (Foto: Jamie Squire/Getty Images/AFP) |
O japonês Takuma Sato fez história neste domingo. Ele foi o primeiro de seu país a vencer a tradicional 500 Milhas de Indianápolis, nos Estados unidos. A 101ª edição da competição teve final emocionante na disputa pelo título, neste domingo. O brasileiro Hélio Castroneves chegou a assumir liderança nas últimas voltas, mas foi vencido por Sato. Fernando Alonso, grande nome na competição, vindo da Fórmula 1 exclusivamente para esta corrida, abandonou a prova por problemas mecânicos.
Castroneves, três vezes campeão na pista, ficou longe do título por 0.2011 milésimos. Ele chegou a assumir a liderança da corrida faltando seis voltas para o fim da competição. Entretanto, Sato, ex-piloto da Fórmula 1, retomou a posição a cinco voltas do fim. Esta foi a segunda vitória do japonês na categoria. A terceira colocação ficou para o britânico Ed Jones. O outro brasileiro da prova, Tony Kanaan, finalizou em quinto, atrás também do britânico Max Chilton.
Fernando Alonso, que deixou de correr em Mônaco na Fórmula 1 para participar da Indy, abandonou a prova ovacionado. Em sua estreia na categoria, ele chegou a liderar a competição, mas teve problemas mecânicos no carro e não correu as últimas 21 voltas.
Um grave acidente envolvendo dois pilotos também foi um dos destaques da corrida. O inglês Jay Howard perdeu o controle após colidir com o muro de proteção. O neozelandês Scott Dixon bateu sua roda na lateral esquerda do carro 17, perdeu o controle e acabou “voando”. Ambos passaram por consulta médica e foram liberados.
Gazeta Esportiva