Massa se surpreendeu com o bom trabalho da Ferrari na temporada (Foto: Andrej Isakovic/AFP) |
Nos últimos meses da última temporada da Fórmula 1, com a Mercedes já campeã do mundial de pilotos, muito se falava em quem seria a equipe para brigar com os alemães em 2017. Principal concorrente à época, a Red Bull era tida como a segunda força da categoria, mas foi a Ferrari quem despontou e vem liderando o campeonato com Sebastian Vettel. Para o brasileiro Felipe Massa, o surpreendente trabalho dos italianos é ainda mais significativo pela falta de um grande nome na equipe técnica.
“Acho que a Ferrari está fazendo algo que ninguém esperava esse ano. E isso é muito bom. Mostra que você ter o Adrian Newey no seu time não significa que tudo vai ser melhor que o das outras”, afirmou o ex-piloto da Ferrari, cutucando a Red Bull, que conta com o projetista Adrian Newey, tido por muitos um dos melhores da história da Fórmula 1.
Atualmente na Red Bull, o engenheiro britânico tem em seu currículo as Williams dos anos 1990 de Ayrton Senna, Alain Prost, Nigel Mansell, Damon Hill e Gilles Villeneuve, assim como a McLaren de Mika Hakkinen e a Red Bull tetracampeã de Vettel entre 2010 e 2013.
“Acho que se você apenas colocar pessoas para trabalharem juntas em diferentes áreas, mesmo se eles não tiverem um nome conhecido, eles podem fazer um bom trabalho”, acrescentou Massa.
Ao contrário de 2016, quando foi a única equipe a vencer a Mercedes – duas vezes –, na atual temporada a Red Bull conquistou apenas um pódio com o terceiro lugar de Max Verstappen no GP da China. A Ferrari, por sua vez, venceu duas das quatro corridas e lidera o mundial de pilotos e montadora.
“Se você me perguntasse em novembro, eu diria que o único time que poderia brigar com a Mercedes era a Red Bull. Em algumas corridas no ano passado eles estavam fazendo um trabalho realmente bom. O motor da Renault podia não ser incrível, mas estava melhorando. A Red Bull não fez o carro certo. A Ferrari fez”, completou o atual piloto da Williams.
Gazeta Esportiva