Nadal já conquistou três títulos em 2017 (Foto: Oscar Del Pozo/AFP) |
Após atualizações dos rankings mundiais da ATP e da WTA, mudanças significativas na lista dos melhores tenistas do mundo aconteceram nesta segunda-feira. Rafael Nadal ultrapassou seu maior rival, Roger Federer, enquanto Angelique Kerber retomou a ponta entre as mulheres.
No ranking da ATP, após a conquista do Masters 1000 de Madri neste domingo, Nadal ultrapassou Federer e agora é o número 4 do mundo, enquanto o suíço ficou com a quinta colocação. Na lista dos maiores pontuadores do ano, o Touro Miúra assumiu a ponta, seguido por Roger.
Vice-campeão em Madri, o austríaco Dominic Thiem ganhou duas posições e agora é o sétimo do mundo, deixando para traz o croata Marin Cilic e o japonês Kei Nishikori, oitavo e nono da lista, respectivamente. Outro destaque foi o croata Borna Coric, que, depois de alcançar as quartas de final na capital espanhola, ganhou 18 pontos e é o 41º.
Entre os brasileiros, Thomaz Bellucci perdeu cinco posições e aparece em 59º. Porém, o pior desempenho ficou por conta de Rogério Dutra Silva, que desceu 13 pontos e é o 84º. Thiago Monteiro e João Souza, o Feijão, subiram dois lugares cada um e aparecem em 98º e 139º, respectivamente.
No feminino, com a gravidez de Serena Williams, que está afastada do circuito, Angelique Kerber reassumiu a liderança da WTA, seguida pela norte-americana. Ainda no top 10, a romena Simona Halep, que faturou o título do Premier de Madri, subiu quatro postos e aparece na quarta colocação.
Entre as brasileiras, destaque para Beatriz Haddad Maia, que assumiu o melhor ranking de sua carreira e chegou pela primeira vez no top 100 mundial, ocupando a 100ª colocação. Por sua vez, Teliana Pereira desceu 41 postos e é a 252ª, enquanto Paula Gonçalves perdeu 37 posições e é a 292º.
Marcelo Melo assume a liderança do ranking do ano
Nas duplas, Marcelo Melo, que foi campeão do Masters 1000 de Madri ao lado do polonês Lukasz Kubot, subiu duas posições no ranking individual e agora é o número 3 do mundo. No ranking do ano, Melo e Kubot assumiram a liderança, com 3140 pontos conquistados em 2017.
Já Bruno Soares ganhou uma colocação e figura em sexto no ranking individual de duplas. Já sua dupla com o britânico Jamie Murray é a quarta colocada da lista do ano.
Gazeta Esportiva