Pedro Solberg e Guto avançaram ao qualificatório para a etapa de Moscou (Foto: Divulgação/FIVB) |
O Brasil definiu quais serão as duplas que brigarão por uma vaga para a etapa de Moscou do Circuito Mundial por meio do qualificatório. Nesta terça-feira, Pedro Solberg e Guto, no masculino, e Carol Solberg e Maria Elisa, no feminino, venceram o country quota (cota do país) e garantiram o direito de brigar por um lugar na fase de grupos do torneio na Rússia.
O qualificatório, marcado para esta quarta-feira, consiste em uma rodada preliminar que permite às duplas com menor ranking em seu país lutarem por uma vaga na etapa da Rússia do Circuito Mundial. A disputa será em jogos eliminatórios diretos, com os atletas se enfrentando dos menores para os maiores ranqueados em busca das últimas oito vagas para a competição.
Pedro Solberg e Guto avançaram ao qualificatório após eliminarem Vitor Felipe e George no country quota. O triunfo foi por 2 sets a 1, com parciais de 21/16, 16/21 e 15/11, em duelo com 51 minutos de duração.
Já Carol Solberg e Maria Elisa avançaram após vencerem dois jogos. Primeiramente elas superaram Josi e Lili por 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 21/16, em duelo com 31 minutos de duração. Horas mais tarde, a dupla bateu Elize Maia e Tatiana, também por 2 sets a 0, com parciais de 22/20 e 21/19, em jogo que durou 47 minutos.
Ao final da disputa do qualificatório, as oito duplas classificadas se juntarão às outras 24 já garantidas previamente para brigar pela medalha de ouro na etapa de Moscou. Na fase de grupos, o melhor posicionado avança direto às oitavas, enquanto os segundos e terceiros colocados lutam na repescagem.
O Brasil já tem três duplas masculinas garantidas diretamente na fase de grupos: Alison e Bruno Schmidt, Álvaro Filho e Saymon, e Evandro e André. Já no feminino, quatro equipes se classificaram de forma direta: Ágatha e Duda, Fernanda Berti e Bárbara Seixas, Larissa e Talita, e Rebecca e Ana Patrícia. Esta última recebeu convite da organização, ingressando como wild card.
Considerada categoria três estrelas, a etapa de Moscou é a oitava do calendário da temporada 2017 do Circuito Mundial. No total, o torneio distribui 150 mil dólares entre prêmios ao atletas. Em 11 torneios realizados na capital russa, o Brasil conquistou seis ouros, sendo três no masculino e três no feminino.
Gazeta Esportiva