Los Angeles já recebeu os Jogos em 1932 e 1984 (Foto: Mark Ralston/AFP) |
A sede dos Jogos Olímpicos de 2024 será definida ainda este ano, mas a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) pode ser ainda mais fácil, já que, nesta quarta-feira, o presidente de Comitê de Los Angeles 2024 admitiu que a cidade norte-americana pode aceitar sediar o evento em 2028.
A rival de Los Angeles para receber as Olimpíadas de 2024 é Paris, já que Budapeste, Hamburgo e Roma desistiram da candidatura. O anúncio da escolhida será feito no dia 13 de setembro, em Lima, no Peru.
Porém, com a intenção de COI de anunciar conjuntamente as sedes dos Jogos de 2024 e de 2028, a fim de que o processo se modernize e de que boas opções de cidades para receberem o evento não se percam, Los Angeles estaria disposta a aceitar realizar as Olimpíadas daqui 11 anos.
A informação ganhou força após o presidente do Comitê Organizados de Los Angeles 2024, Casey Wasserman, declarar, em comunicado oficial, que “a candidatura de Los Angeles nunca foi exclusivamente relativa à cidade e a 2024. Estamos concentramos no movimento olímpico e no mundo”.
Diante disso, o site especializado Insidethegames analisou a declaração considerando que Los Angeles tivesse aberto mão da disputa pelo Jogos de 2024, reconhecendo a vitória de Paris. Porém, um membro da organização de LA 2024 desmentiu a informação.
“Los Angeles é a cidade ideal para receber os Jogos de 2024 e ser parceira do movimento olímpico. LA não está concedendo nada na disputa pelas Olimpíadas de 2024”, disse o porta-voz, também ao Insidethegames.
Nesta sexta-feira será realizada uma reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Lausanne, na Suíça, e a expectativa é de que a entidade decida que irá anunciar as sedes dos Jogos de 2024 e de 2028, juntas, em setembro.
Gazeta Esportiva