FOTO: AUTO ESPORTE |
Depois de seis anos fora das pistas, o polonês Robert Kubica voltou a guiar um carro da Fórmula 1, nesta terça-feira. Ele testou uma Lotus, de 2012, da Renault, na cidade espanhola de Valência. O piloto ficou afastado da principal categoria de automobilismo do mundo após sofrer grave acidente de rali em fevereiro de 2011.
Aos 32 anos, Kubica completou 115 voltas no circuito de Valência — distância equivalente a um circuito e meio, em teste da Renault, que incluiu simulações de corrida e de classificação, além de treinos com largadas. O anúncio do retorno foi feito pelo twitter da equipe. “Precisamos esclarecer algo”, brincou a primeira publicação do grupo, feita junto à foto do piloto. “É verdade, Robert Kubica em um dos nossos carros, depois de seis anos”, completou.
Em 2011, o polonês colidiu de frente com um guard-rail. O incidente causou seis lesões no lado direito do corpo do piloto. Na época, ele ficou fora da F1 e foi substituído por Nick Heidfeld na Renault.
No ano seguinte, ele tentou voltar à Fórmula 1, mas, por não estar em plenas condições físicas, competiu apenas nos ralis. Seguiu os anos com foco na outra modalidade, apesar de não esconder o desejo de voltar a Fórmula 1.
O piloto já havia declarado que só não tinha retornado ao cockpit antes porque ainda sentia dores na mão direita. Na época do acidente, a hipótese de amputar o membro foi levantada, mas o piloto enfrentou cirurgias para se recuperar das lesões.
Na F1, sua primeira e única vitória aconteceu no GP do Canadá de 2008, quando corria pela BMW-Sauber.
Gazeta Esportiva