Bottas e Perez disputaram posição lado a lado no primeiro GP do ano (Foto: Paul Crock/AFP) |
Após aplicar mudanças nas zonas de DRS para o Grande Prêmio da Austrália deste ano, adicionando uma terceira na pista de Melbourne, o diretor de provas da Fórmula 1, Charlie Whiting, afirmou que planeja fazer o mesmo em pelo menos outros três circuitos nesta temporada.
O DRS (Sistema de Redução do Arrasto, na sigla em inglês) é utilizado deste 2011 e foi criado para aumentar as ultrapassagens nas corridas, reduzindo o arrasto aerodinâmico ao recolher a parte principal da asa traseira de um carro que tenha menos de um segundo de vantagem para o outro.
“Nós podemos fazer o que quisermos, desde que haja uma razão. Se pensarmos como em Barcelona no ano passado em que, após o primeiro dia de testes, percebemos que a zona de DRS não era tão boa quanto no ano anterior, podemos aumentar as zonas de DRS. Nós faremos algo no Bahrain, provavelmente em Baku e no Canadá. Essas são as corridas que estamos pensando no momento”, explicou Whiting ao site RaceFans.net.
Sobre a alteração no primeiro GP da temporada, o dirigente explicou que optaram pela mudança já que a pista de Melbourne não favorece ultrapassagens: “As duas zonas DRS que tínhamos que não são particularmente eficazes. Nós pensamos que haveria uma oportunidade de fazer algo neste trecho entre as curvas 12 e 13, se um piloto pudesse se aproximar um pouco mais. Foi para oferecer algo mais, mas vamos tentar fazer algo mais eficaz em outras pistas, onde há mais oportunidades para tentar fazer isso”, pontuou.
Gazeta Esportiva
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