Grêmio fez 3 a 0 e sai em vantagem para o jogo da volta (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA) |
A combinação de resultados da última rodada, inclusive a vitória do Grêmio sobre o Internacional, colocou os dois rivais frente a frente nas quartas de final do Campeonato Gaúcho. O primeiro capítulo do duelo foi escrito neste domingo, na Arena Tricolor, e com vitória da equipe da casa por 3 a 0, no Gre-Nal de número 414 da história.
O triunfo do Grêmio foi também o terceiro em clássicos na recém-construída arena. Em 11 jogos, foram seis empates e apenas um triunfo do Internacional.
Melhor em quase todo o primeiro tempo, a equipe comandada por Odair Hellmann sofreu com a máxima do futebol de quem não faz, toma. Depois de obrigar Marcelo Grohe a fazer duas grandes defesas, acabou sofrendo o gol do Grêmio aos 48 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, o Inter pouco fez ofensivamente e ainda viu Jael ampliar a vantagem, em bela cobrança de falta, e Arthur fechar a partida.
O jogo de volta, que decide a equipe classificada para as semifinais do Campeonato Gaúcho, será na próxima quarta-feira, no Beira-Rio, às 21h45 (de Brasília). Para se classificar de forma direta, o Colorado precisa golear o rival por 4 a 0.
O JOGO
Os primeiros minutos da etapa inicial na Arena do Grêmio foram, praticamente, a continuação da partida do último domingo na casa Colorada. O ímpeto ofensivo do Internacional foi a tônica de quase todo o primeiro tempo, além das chances mais perigosas e um time melhor posicionado para correr poucos riscos ofensivamente. Na segunda metade, porém, Renato Gaúcho acertou o time, que foi para o intervalo na frente do placar.
A partida começou bastante movimentada e logo aos três minutos Marcelo Grohe teve que aparecer de forma efetiva para evitar o primeiro gol do Inter. Em cobrança de falta de D’Alessandro, Rodrigo Dourado subiu mais que a defesa e testou firme no meio da meta, obrigando a defesa. A resposta do Grêmio veio com Everton aos seis minutos, mas a conclusão saiu por cima.
Aos 24 minutos, o Internacional esteve muito perto do primeiro gol, mas parou novamente em Marcelo Grohe. Rodrigo Dourado abriu para Edenílson, que cruzou na cabeça de Patrick. O atacante conseguiu um ótimo cabeceio que entraria no ângulo, não fosse mais uma intervenção do arqueiro gremista. A resposta do Tricolor, reativo até então, veio novamente com uma jogada individual seguida de um chute de fora da área. Luan mandou por cima.
A partir dos 30 minutos, a gritaria e os conselhos de Renato Gaúcho à beira do campo surtiram efeito e o Grêmio melhorou na partida, tomando a iniciativa das jogadas, mas parando no meio-campo congestionado do adversário. Todo o esquema de Odair Hellmann caiu por terra aos 48 minutos quando, em bela troca de passes, Ramiro recebeu de Luan e cruzou rasteiro encontrando Everton no segundo pau, que apenas empurrou para as redes.
O segundo tempo teve o Grêmio amplamente superior desde o início. Com uma postura semelhante a reta final do primeiro tempo, os comandados de Renato Gaúcho criaram dificuldades para Marcelo Lomba, que apareceu de forma providencial aos 12 minutos para impedir que a cabeçada de Geromel se tornasse o segundo gol.
A disposição do time da casa se converteu no segundo tento poucos minutos depois. Aos 18, Jael executou com perfeição a cobrança da falta e colocou no ângulo do arqueiro Colorado, que nada pôde fazer. A vantagem ainda maior abateu o time visitante, que “se perdeu” e sofreu o terceiro. Aos 32 minutos, Arthur recebeu, carregou e tocou na saída de Lomba para ampliar.
O gesto de Renato Gaúcho após o terceiro gol indicou a postura da sua equipe nos minutos finais. Pedindo para o time ficar com a bola, o treinador ainda viu novamente Marcelo Grohe operar um milagre. Dourado recebeu dentro da área e bateu firme na frente do goleiro, que se jogou para espalmar.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO x INTERNACIONAL
GRÊMIO x INTERNACIONAL
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 18 de março de 2018, domingo
Horário: 16 horas (Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: José Eduardo Calza (RS) e Leirson Peng Martins (RS)
Público: 44.777 pessoas
Renda: R$ 2.116.074,00
Data: 18 de março de 2018, domingo
Horário: 16 horas (Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: José Eduardo Calza (RS) e Leirson Peng Martins (RS)
Público: 44.777 pessoas
Renda: R$ 2.116.074,00
GOLS:
Grêmio: Everton (48 minutos 1T), Jael (18 minutos do 2T), Arthur (32 minutos 2T)
Grêmio: Everton (48 minutos 1T), Jael (18 minutos do 2T), Arthur (32 minutos 2T)
CARTÕES AMARELOS:
Grêmio: Kannemann (19 minutos 1T)
Internacional: Victor Cuesta (32 minutos 1T), Gabriel Dias (16 minutos 2T), Edenílson (39 minutos 2T), Rossi (43 minutos 2T), Fabiano (45 minutos 2T)
Grêmio: Kannemann (19 minutos 1T)
Internacional: Victor Cuesta (32 minutos 1T), Gabriel Dias (16 minutos 2T), Edenílson (39 minutos 2T), Rossi (43 minutos 2T), Fabiano (45 minutos 2T)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Leonardo Moura (Michel), Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jaílson, Maicon (Arthur), Ramiro e Luan; Everton (Alisson) e Jael.
Técnico: Renato Gaúcho
Técnico: Renato Gaúcho
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Edenílson, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Gabriel Dias (Fabiano), Patrick, D’Alessandro; Marcinho (Rossi) e Nico López (Roger).
Técnico: Odair Hellmann
Gazeta Esportiva
Técnico: Odair Hellmann
Siga-nos no Facebook