Presidente do Peru é detido após tentativa frustrada de golpe; vice assume | Foto: CNN |
Mais cedo, Castillo anunciou estado de exceção e dissolveu parcialmente o Congresso, numa tentativa frustrada de golpe.
O placar da votação foi de 101 votos a favor, 6 contra e 10 abstenções.
O Ministério das Relações Exteriores brasileiro divulgou uma nota sobre a tentativa frustrada de golpe de Pedro Castillo no Peru. O presidente peruano sofreu impeachment e acabou detido pela Polícia Nacional.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores disse que a situação preocupa e que o Brasil deseja êxito para Dina Boluarte, que assumirá o cargo:
O Governo brasileiro acompanha, com preocupação, a situação política interna no Peru que levou à destituição constitucional do Presidente Pedro Castillo pelo Congresso e à sua sucessão pela vice-Presidente Dina Boluarte.
As medidas adotadas no dia de hoje, 7 de dezembro, pelo Presidente Pedro Castillo, incompatíveis com o arcabouço normativo constitucional daquele país, representavam violação à vigência da democracia e do Estado de Direito. Espera-se que a decisão constitucional do Congresso peruano represente a garantia do pleno funcionamento do Estado democrático no Peru.
O Governo brasileiro manifesta sua disposição de seguir mantendo as sólidas relações de amizade e cooperação que unem os dois países e deseja êxito à Presidente Dina Boluarte em sua missão como Chefe do Estado peruano.
Com informações da CNN
Notícias de Neópolis e Baixo São Francisco
Email: portalneopolitano@gmail.com
Contato: 79 9 9684-1065
Informações com credibilidade é a marca do Portal Neopolitano
PORTAL NEOPOLITANO
Siga nossas redes: