O presidente Lula visitou nesta quarta-feira, 15, o canteiro de obras de duplicação da BR-101, entre os municípios sergipanos de Maruim e Laranjeiras. Ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, do governador Fábio Mitidieri, e demais políticos, o presidente anunciou a retomada de 14 mil obras paradas em todo o país e também discutiu investimentos conjuntos para Sergipe, como a finalização do Canal de Xingó e a duplicação da BR-235.
A obra de duplicação da BR-101, que estava paralisada, foi retomada em janeiro, a partir de recursos viabilizados pela PEC da Transição. A BR-101 é uma das rodovias mais importantes de Sergipe. Iniciando no município de Propriá, atravessa todo o território sergipano, passando por 17 municípios. “Para que a gente pudesse vir aqui em Maruim hoje recomeçar as obras da BR-101/SE, nós tivemos que começar a governar antes de tomar posse, quando apresentamos uma PEC ao Congresso. Por isso quero agradecer deputados e senadores de Sergipe. O Brasil voltou a funcionar”, disse o presidente.
O governador de Sergipe Fábio destacou que a retomada da duplicação da BR-101 tem impacto na economia sergipana por gerar emprego e perspectiva de desenvolvimento, já que a malha viária e a localização estratégica do estado, entre dois grandes mercados consumidores (BA e PE), favorece a atração de investidores.
“Estive outras três vezes com o senhor pedindo que olhasse para nosso estado e o senhor sempre disse que Sergipe está no seu coração. Esse povo aqui está com o coração cheio de esperança e de confiança que reconstruiremos esse País e não vamos te faltar. Estamos muito orgulhosos de sermos o estado da retomada das obras de infraestrutura! Vamos construir uma grande parceria. A hora é de trabalho! Conte comigo, presidente Lula”, afirmou o governador.
Retomada de obras
Na solenidade em Sergipe, Lula anunciou a retomada de mais de 14 mil obras paralisadas. “Daqui de Maruim, anuncio que mais de 14 mil obras paralisadas, que estavam paralisadas nos últimos seis anos, serão retomadas. Esse País precisa voltar a crescer, gerar renda, emprego, consumo. Meu compromisso é fazer o Brasil voltar a sorrir”
O ministro dos Transportes, Renan Filho, explicou que o objetivo é entregar todos os trechos de obras da BR-101, que é fundamental para o desenvolvimento do Nordeste, até o fim do governo Lula. Segundo ele, a visita de Lula a essa obra simboliza a retomada de mais de 100 obras rodoviárias, de mesma proporção, no país.
“Temos 453 contratos no Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes], no Ministério dos Transportes, que estavam ou paralisados ou recebendo menos recursos do que a necessidade que as obras tinham para andar no ritmo que as pessoas esperam”, disse Renan Filho.
Após visita ao canteiro de obras e cerimônia alusiva à visita, Lula participou de reunião-almoço com o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e a bancada do estado no Congresso Nacional. A previsão é que a comitiva retorne a Brasília no fim da tarde.
Por Verlane Estácio com informações da ASN e da Agência Brasil
Foto: Arthur Soares