Sol, mar, vento e areia são elementos que fazem parte do cenário habitual do beach hand ou simplesmente handebol de areia, mais uma modalidade que está inserida na programação esportiva do Projeto Verão 2023. O esporte ainda é pouco praticado no estado, mas promete se destacar nas areias da Orla da Atalaia, durante os dias de competição. Realizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2023 acontece de 10 a 12 de fevereiro, oferecendo atividades esportivas e culturais, além de shows de artistas locais e nacionais.
O presidente da Federação Sergipana de Handebol, Washington Luiz Gusmão, ressalta a importância da competição para disseminação do esporte. “A expectativa para o Projeto Verão é muito boa. Significa a volta do evento ao calendário das federações, não só do handebol como também das demais modalidades. Então, é uma importante competição que conta com toda uma estrutura montada pela Prefeitura de Aracaju e, agora, com a parceria do Governo do Estado”, destaca.
Apesar de o Brasil ser tetracampeão mundial da modalidade no masculino e tricampeão no feminino, o handebol de areia ainda é pouco praticado no país. “O beach handebol começou a ser praticado no Brasil há pouco mais de 20 anos. São poucos os estados que têm essa modalidade como competição. No Nordeste, sobressaem os estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco. Em Sergipe, o handebol de areia ainda está começando, mas acreditamos muito no potencial aqui no estado. Sem dúvidas, o Projeto Verão vai contribuir para potencializar ainda mais o esporte aqui”, evidencia Gusmão.
Modalidade
No handebol de areia, duas equipes trocam passes de bola, tentando marcar gols na equipe adversária. A disputa acontece em dois tempos de 10 minutos, em que os placares são marcados separadamente, com um intervalo de 5 minutos entre os dois períodos. Durante a partida, cada equipe pode relacionar entre seis e dez jogadores. As substituições são ilimitadas e apenas quatro atletas ficam em quadra durante a partida.
O jogo é similar ao handebol, mas é jogado em um campo de areia, ao invés de uma quadra convencional. Apesar das modalidades serem parecidas, há diferenças, como a forma de pontuar e o número de jogadores. Outra diferença está no contato físico. No handebol de praia, um dos principais objetivos é a manutenção do fair play (jogo limpo), evitando qualquer tipo de contato entre os atletas e sempre mantendo o respeito entre eles. O esporte é regulamentado e gerido pela Federação Internacional de Handebol.
O presidente da Federação Sergipana de Handebol ressaltou, ainda, as especificidades da modalidade. “O handebol de areia é um esporte diferente do convencional. A quadra e o tempo em relação ao esporte convencional são reduzidos, é muito mais dinâmico e complexo. Apesar de termos poucas equipes e competidores, a modalidade agrega atletas de alto nível. É um esporte que vem crescendo e estamos trabalhando para incluir em mais competições”, revelou, ressaltando que a modalidade já está inserida nos Jogos Universitários e no Beach Games.
Competição
A competição de handebol de areia no Projeto Verão acontecerá no dia 11, a partir das 12h, e no dia 12, a partir das 9h, na praia da Cinelândia, na Orla da Atalaia. Serão em torno de oito equipes no masculino e quatro equipes no feminino, com faixa etária a partir dos 17 anos.
No masculino, oito equipes serão divididas em dois grupos. Cada grupo joga entre si e os dois primeiros colocados de cada grupo vão para a semifinal. Os vencedores da semifinal irão para a final. Já no feminino, todas as equipes jogam entre si e os dois primeiros seguem para a final. A expectativa é que a competição envolva cerca de 200 atletas. As inscrições seguem abertas até o dia 9 de fevereiro, através do link.