O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou, nesta quinta-feira, 2, da Assembleia Geral do Conselho de Secretários Municipais da Saúde de Sergipe (Cosems-SE) e reunião do Colegiado Interfederativo Estadual (Cies), que aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Em reunião com o secretário da Saúde, Walter Pinheiro, realizada no início das atividades da pasta, o presidente do Cosems-SE, Enoque Ribeiro, apresentou um documento contendo propostas de todos os secretários municipais do estado. Ele avaliou positivamente o encontro com Walter, ressaltando o acolhimento dado a toda diretoria do conselho. Dentre as demandas apresentadas, estão a melhoria de oferta de cirurgias, exames, consultas especializadas e atenção psicossocial.
“Acredito que vamos ter dias melhores na saúde do estado de Sergipe. Deixo aqui meus agradecimentos à presença do governador, pois ela é muito importante para estreitar ainda mais os laços com os secretários municipais. Estamos aqui para sermos parceiros. O Cosems-SE é uma entidade que representa os 75 municípios do estado de Sergipe e está aqui para ser parceiro da Secretaria de Estado e ajudar a melhorar, cada dia mais, o SUS. Vamos desenvolver um trabalho ainda melhor dentro do estado”, disse Enoque.
Fábio pontuou o compromisso do governo do Estado em cuidar da saúde dos sergipanos, de ouvir as demandas apresentadas e destacou a importância da parceria com as secretarias Municipais da Saúde. “Vamos trabalhar pela descentralização dos serviços, ampliar os convênios e parcerias com os municípios. Pretendemos realizar parceria público-privada para medicamentos, instalar o prontuário eletrônico e investir na telemedicina”, disse Fábio, reforçando que os municípios aumentem a oferta de serviços.
Cosems-SE
O Cosems-SE é o equivalente estadual do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde que congrega todos os secretários municipais de Saúde do Estado e representa formalmente os interesses dos municípios na tomada de decisões de abrangência estadual dentro do Sistema Único de Saúde (que, por força de Lei Federal (Lei 8.080/90) e Estadual (Lei 6.345/08), possui um sistema de gestão compartilhado – no âmbito estadual, “bipartite” – com dois entes – estado e municípios).
Além do governador, compuseram a mesa da Assembleia Geral o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro; o presidente do Cosems-SE e secretário municipal de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, Enoque Ribeiro; o secretário-executivo do Cosems-SE, Salviano Mariz, e a secretária municipal da Saúde de Aracaju (SMS), Waneska Barboza.
FONTE: AGENCIA SAÚDE DE SERGIPE
Foto: Mario Sousa