Governo organiza segunda edição do ‘Sergipe é aqui’ em Propriá

Primeira edição foi realizada em Boquim e ofereceu mais de cem serviços, envolvendo 16 secretarias


Dando continuidade ao projeto de levar a todo o território sergipano a estrutura administrativa de suas secretarias e órgãos, o Governo de Sergipe realizará no próximo dia 22 de março a segunda edição do ‘Sergipe é aqui’. Desta vez, o evento ocorrerá no município de Propriá, no baixo São Francisco sergipano. Nesta data, a população propriaense poderá contar com diversos serviços e atendimentos, bem perto de casa.

A fim de oficializar a transferência simbólica da capital do Estado para os municípios nos quais forem realizadas as novas edições do governo itinerante, o Executivo estadual enviou projeto de lei à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Pelo dispositivo, atualmente em tramitação, caberá ao governador a publicação de decreto que especifique a cidade em questão a cada edição, além da devida comunicação à Alese.

O primeiro ‘Sergipe é aqui’ foi realizado em Boquim, no sul do estado, no último dia 27. Na ocasião, foram oferecidos mais de cem serviços por 16 secretarias, envolvendo quase 300 servidores de diversas instâncias do governo. Mais de 1,5 mil atendimentos foram registrados, no total, nas mais diferentes áreas de atuação.

Serviços

Para que todo o suporte do Governo de Sergipe fosse oferecido à população de Boquim, as secretarias e órgãos da administração estadual se organizaram em uma grande articulação. Por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), com a Superintendência Estadual da Juventude (Superjuv), foi oferecida, entre outros serviços, a confecção do ID Jovem. Já a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), vinculada à Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), promoveu a inscrição de agentes para a Cadeia Produtiva Cultural, além de outras ações.

A Seduc também prestou informações sobre oferta de exames de certificação e emissão de documentos escolares, assim como divulgou programas como o Estudante Monitor e Alfabetizar pra Valer. Outras ações foram palestras e rodas de conversa, entrega de materiais informativos e didáticos.

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) ofereceu serviços como emissão de certidões negativas da Justiça Federal, Justiça estadual, quitação eleitoral e crime eleitoral; agendamentos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); renovação da carteira de motorista; emissão de licenciamento; cadastramento para acesso ao Passe Livre e segunda via de faturas.

Quanto à Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), foram organizados workshop, oficina e vivência com atividades físicas abertas à população. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), por sua vez, encabeçou a assinatura de ordem de serviço e autorização para o início de obras no município e região.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) ofereceu serviços de confecção de carteira de identidade, emissão de antecedentes criminais e agendamento para posteriores emissões de documentos. Também foram realizadas ações informativas, com a presença de Delegacia Itinerante e do Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV). A SSP também ofereceu a confecção de boletins de ocorrência e divulgou o serviço Disque Denúncia 181. Por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSE), foram prestadas orientações relacionadas à prevenção de acidentes, entre outras.

A Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) ofereceu, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), direcionamentos sobre os direitos do consumidor e aberturas de reclamações. Já a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) realizou palestras e orientações voltadas ao combate à violência contra a mulher, entre outros atendimentos.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) esteve presente ao lado de suas filiadas: Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Fundação de Apoio à Pequisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec), Instituto Tecnológico e de Pesquisas (ITPS), Junta Comercial (Jucese) e Sergipe Gás S/A (Sergas). Foram prestadas informações relacionadas à concessão de benefícios a empresas, bolsas de pesquisa e análises laboratoriais diversas. Também foram oferecidos atendimentos para solicitações e revisões de cadastros e emissão de contas e certidões, entre outros.

A Secretaria Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) forneceu os serviços de emissão de carteira de trabalho digital, cadastro de trabalhadores e empregadores e oficina de currículos e entrevista, entre outros. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) prestou orientações sobre regularização de débitos e outros temas, a exemplo da emissão de notas fiscais. A Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), por sua vez, ofereceu informações sobre declaração de aptidão e palestra sobre desenvolvimento agrícola.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) fez a entrega de mudas e ofereceu orientações em um estande próprio. Quanto à Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi instalada uma unidade móvel para testes rápidos e oferecidos exames e consultas voltadas à saúde do homem.

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) promoveu a busca ativa de usuários, orientações e atualização referentes ao Cadastro Único (CadÚnico). Também foram realizados avaliação antropométrica, diagnóstico situacional da Primeira Infância e abordagens sociais de conscientização e mobilização.

Créditos e Foto: Agência Sergipe


SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS



Convite para o nosso grupo no WhatsApp:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem