Medidores de velocidade começam a ser fiscalizados pelo ITPS

Somente neste ano, os fiscais verificaram e aprovaram 67 equipamentos


Os medidores de velocidade instalados em diferentes pontos do estado já estão sendo fiscalizados pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) - autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). As verificações têm como objetivo garantir que o condutor se sinta seguro diante do que for registrado pelo equipamento.

Como todos os anos, os fiscais do ITPS, órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em Sergipe, realizam a aferição a fim de assegurar que os equipamentos estejam devidamente calibrados, para que as medições sejam feitas de forma correta. Em 2022, foram realizadas 260 fiscalizações em medidores de velocidade. Já neste ano os fiscais verificaram e aprovaram 67 equipamentos até o momento.

“A fiscalização do ITPS oferece garantia e segurança ao condutor de que a velocidade que está sendo medida corresponde à realidade. É uma verificação muito importante, uma vez que esses equipamentos limitam a velocidade dos veículos, reduzindo também a incidência de colisões, atropelamentos e até acidentes fatais”, esclarece o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade.

O medidor de velocidade, quando aprovado, recebe um certificado de verificação metrológica com validade de 12 meses e se torna apto para funcionamento e emissão de multas por excesso de velocidade em vias públicas do estado. Se reprovado, o equipamento passará por manutenção, que é de responsabilidade da empresa permissionária, e não poderá emitir multas até que passe por uma nova verificação, após o reparo.

“Independentemente das verificações periódicas, o ITPS realiza fiscalizações rotineiras ao longo de todo o ano, devido à possibilidade de ocorrências de descalibração, sejam por problemas elétricos ou mesmo colisões no medidor”, pontuou Kaká Andrade.

A gerente executiva de Metrologia e Qualidade Industrial do ITPS, Maria Inêz de Almeida Machado, detalha que as verificações metrológicas são realizadas minuciosamente, com equipamentos de alta precisão, previamente calibrados. “Os testes são realizados após a passagem do veículo oficial do órgão pelo medidor. Os resultados registrados pelo sistema são confrontados com os resultados obtidos pelo padrão do ITPS. Aprovados, os novos radares recebem selos e lacres e um laudo técnico com validade de um ano”, conclui.

Consulta

Para verificar a situação de qualquer equipamento instalado no Brasil, basta acessar o Portal de Serviço do Inmetro nos estados, por meio do www.servicos.rbmlq.gov.br, clicar em ‘consulta de instrumentos’, escolher a opção ‘medidor de velocidade’ e digitar o município. O sistema mostrará os medidores da localidade, data da última verificação e a validade.

Denúncias ou dúvidas

O contato para os cidadãos que desejam fazer denúncias ou esclarecer dúvidas pode ser feito com a ouvidoria do ITPS por meio do telefone 79 3179-8055 e do e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br. Também há a opção do atendimento presencial, que é feito na sede do ITPS, localizado na Rua Campo do Brito, 371, bairro 13 de Julho, em Aracaju.


Fonte e Foto: Governo de Sergipe

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS



Convite para o nosso grupo no WhatsApp:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem