Saúde reforça alerta para conscientizar população acerca da endometriose

Campanha Março Amarelo visa alertar sobre os aspectos da doença que atingem milhares de mulheres


O mês de março também é marcado pela campanha de Março Amarelo que visa alertar a população sobre a endometriose. Em virtude da doença, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Atenção à Saúde da Mulher (Caism), chama a atenção para conscientização da endometriose que afeta milhares de mulheres.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a doença afeta 176 milhões de mulheres em todo o mundo, sendo mais de sete milhões somente no Brasil. A doença se manifesta por meio do endométrio que fica fora da cavidade uterina.

Segundo a ginecologista que atua no Caism, Myrthis Ribeiro, a doença aparece principalmente fora do ciclo menstrual. “A dor pode piorar com a chegada do ciclo menstrual, podendo ser ainda pior na relação sexualmente, principalmente quando o pênis toca o colo do útero, chamado de dor de profundidade”, explica Myrthis.

São exemplos de sintomas da endometriose: dores fortes no período menstrual e próximo a ele, cólica menstrual intensa, dor pélvica crônica que irradia para a região anal, dor durante a relação sexual e alterações intestinais e urinárias.

Diante da suspeita, a paciente precisa comparecer até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para ser avaliada clinicamente por um profissional e receber a solicitação do exame.

Na UBS, será solicitada a realização do exame adequado, através do complexo regulatório.

Caso a mulher apresente suspeita da doença, deverá buscar imediatamente o atendimento na UBS e lá, o profissional a direciona, de forma prioritária, ao serviço do Caism.


CRÉDITOS: Agência Sergipe
FOTO: Flávia Pacheco



SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS



Convite para o nosso grupo no WhatsApp:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem