Instituto de Hemoterapia precisa repor estoque de sangue para atender hospitais em Sergipe

O número de doações caiu pela metade nos seis primeiros meses do ano.

Bolsas de sangue
Foto: ASN/Divulgação/Arquivo

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS), que atende os hospitais particulares do estado, além dos filantrópicos e algumas unidades do SUS, registou uma grande queda do número de doações no primeiro semestre deste ano, em relação ao ano passado.

Segundo o instituto, em 2022 foram registradas 10.454 mil doações, enquanto em 2023 foram 4.571.

“Imaginamos que seja por conta do período de festas. Muitos ingeriram bebida alcoólica e a pessoa fica sem poder doar sangue por 12 horas. A gente ligava para os doadores fidelizados e alguns diziam que tinham consumido bebida alcoólica”, explicou a responsável pelo Instituto, Ruth Torres.

Como doar

Para doar sangue no Instituto de Hemoterapia de Sergipe, é só comparecer na sede da instituição que fica localizada na Rua Guilhermino Rezende, 187, no Bairro Salgado Filho, em Aracaju, de segunda a quinta, das 7h às 17h e às sextas, das 7h às 16h.

Também é possível fazer a doação no Hemose, que fica no Bairro Capucho, em Aracaju. As doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.

Para doar, é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos, peso acima de 50 Kg e comparecer ao órgão bem alimentado, portando um documento de identificação original e oficial. Menor de 18 anos deve apresentar o termo de autorização assinado pelos pais ou responsável legal.

Créditos: g1 SE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem