Ucrânia está investindo US$ 1 bilhão em tecnologia de drones para guerra, diz primeiro-ministro

Denys Shmyhal destacou a eliminação de barreiras alfandegárias para importação de peças e o aumento em 25% às fabricantes na participação dos lucros para estimular produção em massa

Militares ucranianos se preparam para um voo de um UAV de reconhecimento Leleka na região de Donetsk, na Ucrânia, em 27 de junho.| (CRÉDITOS: Genya Savilov/AFP/Getty Images)

Mais de 40 empresas ucranianas têm contratos para desenvolver drones para uso na guerra contra a Rússia, de acordo com o primeiro-ministro ucraniano Denys Shmyhal.

Shmyhal apareceu em um fórum marcando o primeiro aniversário do projeto “Exército de Drones”, que reuniu fabricantes ucranianos de veículos aéreos não tripulados. O primeiro-ministro disse que a produção de veículos aéreos não-tripulados (UAVs) aumentou dez vezes desde então.

Os drones de vigilância e de ataque desempenharam um papel crítico para ambos os lados no conflito ucraniano-russo, auxiliando no direcionamento de armas inimigas, rastreando o movimento de unidades e retirando armaduras.

Shmyhal disse que o governo ucraniano alocou cerca de US$ 1 bilhão este ano para investir em fabricantes ucranianos de UAV.

“Eliminamos barreiras alfandegárias para importação de peças de reposição e conjuntos completos. A participação nos lucros dos fabricantes de UAV aumentou para 25% e foi tomada uma decisão que facilitará a produção em massa de munição para drones”, disse ele.

Mykhailo Fedorov, ministro ucraniano da transformação digital, exibiu cerca de 1.700 UAVs no fórum que estão sendo enviados para a linha de frente.

O programa já treinou 10.000 operadores em 26 centros de treinamento, e outros 10.000 devem ser treinados no futuro.

No entanto, alguns oficiais militares ucranianos observaram recentemente que a vantagem da Rússia na guerra eletrônica enfraqueceu a eficácia das operações de drones, já que Moscou é capaz de bloquear os UAVs.

CRÉDITOS: Svitlana Vlasova da CNN


Acompanhe SE NEWS em todas as plataformas:     

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem