Ponta de flecha de 3 mil anos encontrada na Suíça é feita de meteorito, mostra estudo

Artefato de 39 milímetros de espessura indica que ferro meteórico foi comercializado na Europa por volta de 800 a.C ou antes, segundo pesquisadores

Ponta de flecha da Idade do Bronze desenterrada na Suíça e feita de um meteorito, datada entre 900 e 800 a.C
(CRÉDITOS: Cortesia do Journal of Archaeological Science)

Uma ponta de flecha da Idade do Bronze desenterrada na Suíça foi feita de um meteorito, segundo um novo estudo.

Datada entre 900 e 800 a.C, a ponta de flecha de 39 milímetros de espessura foi encontrada em um local de habitação em Mörigen, no Lago Biel, na Suíça, durante escavações no século 19, de acordo com o estudo conduzido por uma equipe de pesquisadores do Museu de História Natural de Berna.

O artefato de quase 3.000 anos foi criado com ferro de um meteorito que caiu na Estônia, observou o estudo. Isso indica que o ferro meteórico foi comercializado na Europa por volta de 800 a.C ou antes, disseram os pesquisadores, acrescentando como é incomum encontrar esse tipo de material usado tão cedo na história.

“Essa evidência de um uso precoce de ferro meteorítico é extremamente rara”, de acordo com um comunicado de imprensa sobre a descoberta.

Na época, os humanos ainda não haviam começado a fundir ferro a partir de minérios de óxido, mas ferro metálico poderia ser encontrado nos campos de impacto de meteoritos, de acordo com o estudo.

Embora objetos feitos com ferro meteórico tenham sido encontrados na Turquia, Grécia, Síria, Iraque, Líbano, Egito, Irã, Rússia e China, esses artefatos foram descobertos anteriormente apenas em dois locais na Europa Central e Ocidental, ambos na Polônia.

Visão lateral da ponta da flecha de 39 milímetros de comprimento / Thomas Schüpbach/Museu de (CRÉDITOS: História de Berna)

Agora, com a descoberta da ponta de flecha, os pesquisadores confirmaram Mörigen como um terceiro local.
Origens do meteorito

Especialistas pensavam anteriormente que o ferro usado na ponta da flecha vinha do meteorito Twannberg, que caiu na Terra a poucos quilômetros do local.

No entanto, a análise do ferro mostrou que não era esse o caso, nem o material de um meteorito que caiu na Polônia, segundo o estudo.

Existem apenas três meteoritos conhecidos com uma composição química semelhante na Europa, mas os pesquisadores dizem que a fonte mais provável foi um em Kaalijarv, na Estônia, pois o meteorito caiu por volta de 1500 a.C e “produziu muitos pequenos fragmentos”, segundo o estudo.

Alguns desses fragmentos teriam se movido mais tarde para a Suíça, ao longo de rotas comerciais, o principal autor do estudo, Beda Hofmann, chefe do departamento de ciências da Terra no Museu de História Natural de Berna.

“O comércio na Europa durante a Idade do Bronze é um fato bem estabelecido: âmbar do Báltico (como a ponta da flecha, presumivelmente), estanho da Cornualha, pedaços de vidro do Egito e da Mesopotâmia”, disse ele por e-mail.

“Provavelmente demorou um pouco mais do que hoje, e as massas eram de algumas toneladas e não milhões [de toneladas]”, acrescentou Hofmann.

Embora a maioria das pessoas nos vilarejos da Idade do Bronze nos lagos suíços tenham dedicado seu tempo à agricultura, caça e pesca, há evidências – incluindo moldes para fundição de bronze encontrados em Mörigen – de que algumas pessoas desenvolveram habilidades especializadas, disse ele.

O estudo foi publicado no Journal of Archaeological Science.

CRÉDITOS: Jack Guy da CNN


Acompanhe SE NEWS em todas as plataformas:     

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem