SMTT anuncia mudanças nas faixas exclusivas de Aracaju; saiba quais

Corredores estão em funcionamento há um mês na capital sergipana

(CRÉDITOS: Michel de Oliveira/PMA)

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju anuncia nesta segunda-feira (11) uma série de mudanças nas regras de uso das faixas exclusivas de mobilidade, que o F5News antecipa em primeira mão. Esses ajustes ocorrem exatamente um mês após o início da operação dos espaços destinados ao tráfego exclusivo de veículos do transporte público na capital sergipana.

Internamente há uma avaliação de que o período mais crítico de críticas à aplicação desses corredores já foi superado, mas a Prefeitura de Aracaju tem a intenção de reforçar a conscientização da população a respeito da importância deles.

Por isso, a data de início da aplicação de multas pelo uso irregular das faixas exclusivas foi alterada para 01de outubro, uma ampliação de quase 30 dias da chamada fase de adaptação em que a SMTT atua apenas de maneira educativa.

Para quem está em veículos particulares há certa insatisfação com a redução do espaço para tráfego, o que aumentou os pontos e períodos de retenção, sobretudo nos horários de pico. Mas, para quem utiliza os ônibus do transporte coletivo, a duração dos deslocamentos diminuiu em até 40% em determinados trajetos, segundo estudos preliminares da SMTT.

No entanto, a gestão municipal ouviu parte das reclamações e vai promover já a partir desta terça-feira (12) algumas mudanças para utilização das faixas exclusivas, sendo as principais:

-Carros do transporte escolar e táxis poderão utilizar os corredores exclusivos na Avenida Hermes Fontes, onde seu funcionamento é em tempo integral, mas sem permição para desembarque neles.

-Horário de restrição para circulação de demais veículos no corredor da avenida Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro) passa a ser de segunda a sexta, das 6h às 9h, e das 16h às 19h, em todos os trechos.

Os corredores integram o Projeto de Mobilidade Urbana de Aracaju, que teve um investimento inicial previsto de mais de R$ 140 milhões, destinado à reconfiguração das avenidas Hermes Fontes, Beira Mar, Rio de Janeiro e Centro/Jardins.

Com as faixas em pleno funcionamento, de acordo com o Artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro, veículos que transitarem por elas cometem infração gravíssima, podendo resultar em multa de R$ 293, além de pontuação na carteira e também remoção ou apreensão do veículo.

Essa é a segunda tentativa de implantação das chamadas faixas exclusivas para ônibus em Aracaju. Na última gestão do ex-prefeito João Alves Filho (in memoriam), dez corredores de ônibus foram criados em avenidas da capital, mas em novembro de 2017 a Justiça determinou a extinção desses espaços.

CRÉDITOS: F5 News


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