Aracaju suspende vacinação contra catapora

Segundo a secretaria de Saúde do Município, o motivo se deve à falta do insumo no país.

Ana Chaffin/Divulgação/ arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju informou nesta sexta-feira (20) que o imunizante contra a varicela está em falta no país e, em consequência, o município não ofertará a vacina.

Ainda segundo a SMS, não há previsão de retorno da vacinação.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam duas doses da vacina varicela: a primeira aos 12 meses e a seguinte entre 15 e 24 meses de idade.

Saiba mais sobre a catapora:

Transmissão: a catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus;

Sintomas: manchas vermelhas e bolhas no corpo, mal-estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e febre baixa. Os sinais começam entre 10 a 21 dias após o contágio da doença.

Como as bolhas surgem: inicialmente, elas aparecem na face, no tronco ou no couro cabeludo, se espalham e se transformam em pequenas vesículas cheias de um líquido claro. Em poucos dias, o líquido escurece e as bolhas começam a secar e cicatrizam. Este processo causa muita coceira, que pode infeccionar as lesões devido a bactérias das unhas ou de objetos utilizados para coçar.

Isolamento: o paciente com catapora precisa ficar isolado até que as lesões de pele estejam cicatrizadas, o que acontece, em média, em duas semanas. Mãos, vestimentas e roupas de cama, além de outros objetos que possam estar contaminados, devem passar por higienização rigorosa.

Tratamento: em geral, são utilizados analgésicos e antitérmicos para aliviar a dor de cabeça e baixar a febre. Antialérgicos e compressas de água fria podem ser usadas para diminuir a coceira. Não se deve coçar as bolhas e as crostas não devem ser retiradas. Permanganato de potássio e pasta d'água também podem ajudar a secar as feridas. Não se automedique: procure ajuda médica.


Por G1SE


Acompanhe SE NEWS em todas as plataformas:     

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem