Cerca de 40 homens estão confinados com pouco oxigênio atrás de um pilha de rochas depois que uma ambiciosa construção rodoviária em montanha do Himalaia colapsou no domingo (12)
Equipes de resgate se esforçam no norte da Índia para resgatar dezenas de trabalhadores presos depois que um túnel na montanha que eles ajudavam a construir desabou no domingo (12), deixando-os confinados com pouco oxigênio e água atrás de uma pilha de escombros.
Cerca de 40 homens trabalhavam no túnel, parte de um ambicioso projeto rodoviário do Himalaia na cidade de Uttarkashi, quando um trecho da passagem que levava à entrada cedeu, disseram as autoridades.
“Estamos em contato com os homens lá dentro. Todos eles estão bem e estamos nos comunicando com eles”, disse ele. “Estamos todos trabalhando duro para tirá-los de lá”, disse o superintendente de polícia de Uttarkashi, Arpan Yaduvanshi, à CNN nesta segunda-feira (13).
As equipes de resgate têm fornecido oxigênio e água aos homens através dos escombros, acrescentou Yaduvanshi.
Fotos e vídeos do local mostraram uma grande máquina escavando destroços do túnel escuro enquanto dezenas de equipes de resgate se reuniam na entrada. Autoridades estaduais e nacionais de desastres se uniram para ajudar na operação, juntamente com autoridades policiais locais.
Um oficial de Uttarkashi, Anuj Kumar, disse que os trabalhadores removeram cerca de 20 metros de detritos e ainda têm mais 40 metros pela frente.
“Levaria aproximadamente mais um dia ou mais para abrir passagem”, disse ele.
O túnel faz parte do projeto Char Dham Highway do primeiro-ministro indiano Narendra Modi, um plano de infraestrutura multimilionário para melhorar a conectividade no estado de Uttarakhand e melhorar o acesso a importantes locais de peregrinação.
Uttarakhand, um estado montanhoso e pitoresco na fronteira da Índia com a China, é frequentemente referido como “Devbhumi” ou “Terra dos Deuses” devido à sua rica herança cultural e à abundância de locais religiosos hindus.
Espera-se que o projeto da Rodovia Char Dham tenha quase 1.000 quilômetros de extensão, melhorando o acesso ao estado a partir da capital da Índia, Nova Delhi.
O colapso de domingo não é o primeiro desastre de construção nos últimos meses a ser manchete na Índia, um país que vem transformando rapidamente a sua infraestrutura e gastando bilhões para melhorar a sua rede de transportes.
Em agosto, mais de uma dúzia de trabalhadores morreram após o desabamento de uma ponte em construção no estado de Mizoram, no nordeste do país.
Em junho, uma ponte de quatro pistas que estava sendo construída sobre o rio Ganges, no estado oriental de Bihar, ruiu pela segunda vez em pouco mais de um ano, levantando questões sobre a qualidade da sua construção.
Em outubro passado, uma ponte suspensa recentemente reparada cedeu na cidade de Morbi, em Gujarat, matando 135 pessoas.
Pushkar Singh Dhami/Twitter (X) |
Equipes de resgate se esforçam no norte da Índia para resgatar dezenas de trabalhadores presos depois que um túnel na montanha que eles ajudavam a construir desabou no domingo (12), deixando-os confinados com pouco oxigênio e água atrás de uma pilha de escombros.
Cerca de 40 homens trabalhavam no túnel, parte de um ambicioso projeto rodoviário do Himalaia na cidade de Uttarkashi, quando um trecho da passagem que levava à entrada cedeu, disseram as autoridades.
“Estamos em contato com os homens lá dentro. Todos eles estão bem e estamos nos comunicando com eles”, disse ele. “Estamos todos trabalhando duro para tirá-los de lá”, disse o superintendente de polícia de Uttarkashi, Arpan Yaduvanshi, à CNN nesta segunda-feira (13).
As equipes de resgate têm fornecido oxigênio e água aos homens através dos escombros, acrescentou Yaduvanshi.
Fotos e vídeos do local mostraram uma grande máquina escavando destroços do túnel escuro enquanto dezenas de equipes de resgate se reuniam na entrada. Autoridades estaduais e nacionais de desastres se uniram para ajudar na operação, juntamente com autoridades policiais locais.
Um oficial de Uttarkashi, Anuj Kumar, disse que os trabalhadores removeram cerca de 20 metros de detritos e ainda têm mais 40 metros pela frente.
“Levaria aproximadamente mais um dia ou mais para abrir passagem”, disse ele.
O túnel faz parte do projeto Char Dham Highway do primeiro-ministro indiano Narendra Modi, um plano de infraestrutura multimilionário para melhorar a conectividade no estado de Uttarakhand e melhorar o acesso a importantes locais de peregrinação.
Uttarakhand, um estado montanhoso e pitoresco na fronteira da Índia com a China, é frequentemente referido como “Devbhumi” ou “Terra dos Deuses” devido à sua rica herança cultural e à abundância de locais religiosos hindus.
Espera-se que o projeto da Rodovia Char Dham tenha quase 1.000 quilômetros de extensão, melhorando o acesso ao estado a partir da capital da Índia, Nova Delhi.
O colapso de domingo não é o primeiro desastre de construção nos últimos meses a ser manchete na Índia, um país que vem transformando rapidamente a sua infraestrutura e gastando bilhões para melhorar a sua rede de transportes.
Em agosto, mais de uma dúzia de trabalhadores morreram após o desabamento de uma ponte em construção no estado de Mizoram, no nordeste do país.
Em junho, uma ponte de quatro pistas que estava sendo construída sobre o rio Ganges, no estado oriental de Bihar, ruiu pela segunda vez em pouco mais de um ano, levantando questões sobre a qualidade da sua construção.
Em outubro passado, uma ponte suspensa recentemente reparada cedeu na cidade de Morbi, em Gujarat, matando 135 pessoas.