Atendimento para emissão da Carteira de Identidade Nacional inicia nesta segunda-feira

Segundo o instituto, o agendamento vai ser aberto todas as sextas-feiras, às 17h, até o preenchimento das vagas.

Itep/Divulgação

Os atendimentos para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Sergipe será aberto ao público nesta segunda-feira (11). A informação foi divulgada pelo Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG).

O serviço esteve suspenso para a adequação dos sistemas para emissão da CIN, segundo o órgão. Entre as principais mudanças da nova carteira de identidade, a CIN estabelece o CPF como o único número de identificação do cidadão.

“A grande diferença dessa nova carteira é que, além da certidão legível e sem rasuras, temos agora um vínculo com o CPF, que vai ser o único número de registro geral (RG). O número de RG deixa de existir e vai ser de controle interno do Instituto de Identificação”, explicou a diretora em exercício do IIWSG, Marília Ota.

A validação do CPF é feita via Receita Federal. “Vale ressaltar que outras pendências relacionadas à Receita Federal, como aquelas relacionadas ao imposto de renda, ou ainda problemas relacionados ao SPC ou Serasa não serão implicações para emissão da CIN. A necessidade de regularização perante a Receita Federal se refere ao CPF”, informou.

Segundo o instituto, o agendamento vai ser aberto todas as sextas-feiras, às 17h, até o preenchimento das vagas. "Disponibilizaremos o link no site da SSP, com um processo bem mais simples. O cidadão preenche os dados obrigatórios e aparecerá o local de atendimento”, disse.

A CIN será emitida no papel moeda e disponibilizada pelo site Gov.br. A impressão da CIN terá alguns dados básicos, mas os opcionais continuam sendo válidos para o cadastro e a maioria aparecerá em QRCode. Haverá a carteira impressa e junto ao QR Code será possível consultar os dados opcionais. Além disso, a CIN contará com a versão em PDF.

A emissão da CIN ainda é restrita à sede do IIWSG em Aracaju, os outros postos de atendimento do Instituto de Identificação seguem em funcionamento.

Documento antigo

Mesmo com a disponibilização da CIN em Sergipe, o IIWSG reforça que as carteiras de identidade no modelo antigo ainda poderão ser utilizadas e não precisarão ser substituídas de imediato. O prazo de validade da carteira de identidade no modelo antigo é até 2032.

Além da retirada das carteiras de identidade já emitidas pelo Instituto de Identificação, também está mantido o atendimento para emissão de outros documentos, a exemplo do atestado de bons antecedentes.

Por g1 SE


Acompanhe SE NEWS em todas as plataformas:     

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem