Saúde alerta para 2ª dose de reforço contra covid para públicos prioritários

Imunização segue recomendação do Ministério da Saúde enviada a todos os estados.

Ubatuba.SP / Reprodução

Nesta quinta-feira (7), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) em Sergipe emitiu um alerta sobre a necessidade da segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade.

A orientação é destinada àqueles que receberam a última dose da vacina há mais de 6 meses. As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios.

A recomendação da SES segue uma nota técnica do Ministério da Saúde (MS), enviada a todos os estados na última terça-feira (5), em resposta à identificação de duas novas variantes da Covid-19 – JN.1 e a JG.3.

O MS destaca que a imunização é o principal meio de proteção contra a doença, reforçando as evidências científicas e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além dos idosos, a segunda dose de reforço é indicada para transplantados, pessoas vivendo com HIV, portadores de doença renal crônica em hemodiálise e pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico.

Apesar do aumento no número de casos em Sergipe nas últimas semanas, não há identificação da nova variante no estado, e os casos de Covid-19 não evoluíram para internação hospitalar ou óbito.

O diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, reforçou a importância da vacinação e dos cuidados preventivos. "Essa nova orientação do Ministério da Saúde vem ao encontro das informações que temos, direcionadas às pessoas imunocomprometidas e idosas, que configuram como a população mais suscetível e que apresentam mais gravidade. É importante também que as outras medidas preventivas sejam tomadas, como as pessoas que estão com sintomas usarem máscaras, para evitar transmissão", afirmou.

Por SES


Acompanhe SE NEWS em todas as plataformas:     

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem