Polícia Civil instaura inquérito para apurar desabamento de residencial em Aracaju

Testemunhas vão ser ouvidas esta semana. A edificação tinha dois andares, que abrigava 44 apartamentos e fica no fundo, de uma residência.

Foto: Leonardo Barreto/ g1

A Polícia Civil instaurou nesta terça-feira (2) um inquérito para apurar as responsabilidades sobre o desabamento de um residencial, no último domingo, no Bairro Santo Antônio, em Aracaju. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe. O residencial desabou parcialmente após uma explosão, provocando a morte de cinco pessoas e deixando 14 feridos, dois ainda permanecem internados. Uma pessoa está desaparecida.


Segundo a SSP, a proprietária do imóvel já foi identificada e esteve no local, mas acabou passando mal e foi hospitalizada. Ela e outras testemunhas devem ser ouvidas ainda esta semana. Ainda segundo a SSP, o inquérito será conduzido pelo delegado André Gouveia, ne 3ª delegacia metropolitana de Aracaju.

O que provocou o desabamento?

Segundo os bombeiros, a suspeita inicial é de que a explosão tenha sido provocada pelo vazamento de gás de um botijão no pavimento térreo da edificação de dois andares, que abrigava 44 apartamentos e fica no fundo, de uma residência. Ainda segundo os bombeiros, a edificação não era regularizada pela instituição.

Para onde foram os moradores?

O secretário da Defesa Social e Cidadania de Aracaju, tenente-coronel Silvio Prado, disse que 40 famílias estão desalojadas e estão na casa de parentes. Duas estão sendo assistidas pela Secretaria de Assistência Social de Aracaju.

Quem são os mortos?

O casal Isla Solimar Batista Santos e Weslly André Santos, de 20 anos, morava no local há quase dois anos. Eles foram sepultados juntos na cidade de Japoatã, nesta segunda-feira (1º). O corpo da terceira vítima, identificado como Guilherme Alves de Souza, foi sepultado na cidade de Aquidabã. Ele morava no residencial com a esposa, que não estava no local no momento do desabamento. A quarta e a quinta vítima ainda não foram identificadas.

Segundo o Instituto Médico Legal (IML), os três tinham lesões principalmente na região da cabeça e algumas escoriações no corpo. Segundo o diretor do IML, Victor Barros, as três mortes aconteceram por "ação contundente" provocada pelo desmoronamento da unidade residencial, atingindo as vítimas.

Qual o estado de saúde das vítimas?

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que duas vitimas ainda permanecem internadas no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).

Após procedimento cirúrgico, o jovem, de 18 anos, segue internado na Unidade Mista Cirúrgica (UMC) da unidade hospitalar e acompanhado pela equipe multidisciplinar. O paciente continua consciente e orientado, em acompanhamento oftalmológico e aguarda nova avaliação da especialidade de Neurocirurgia.
Já o paciente de 70 anos permanece em estado grave, em ventilação mecânica e sedado.

Como estão as investigações?

A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP) informou que peritos do Instituto de Criminalística farão análise no prédio após a conclusão das buscas.


Por Isabelle Marques, Joelma Gonçalves, g1 SE


Acompanhe SE NEWS em todas as plataformas:     

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem