Prefeito de Aracaju reúne o Comitê de Crise e alinha Plano para o período chuvoso

Durante o encontro, o gestor da capital solicitou aos secretários municipais, que compõem o grupo, o reforço das medidas preventivas adotadas ao longo do ano.

Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu, nesta terça-feira, 23, o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju e alinhou o Plano de Contingência do município para o período chuvoso deste ano. Durante o encontro, o gestor da capital solicitou aos secretários municipais, que compõem o grupo, o reforço das medidas preventivas adotadas ao longo do ano pela administração municipal para assegurar a resiliência da cidade evitando prejuízos à população em decorrência de precipitações acima da média.

“Precisamos estar sempre atentos e nos antecipar às instabilidades climáticas. Este ano, como tem nos indicado os institutos de meteorologia, a situação climática está diferente. Por isso temos que antecipar as medidas preventivas que já adotamos ao longo do ano para não sermos pegos de surpresa durante o período chuvoso. Esse trabalho que desenvolvemos, que é uma referência no país, engloba diversas áreas, desde a limpeza de canais até a revisão da cobertura dos prédios públicos, como escolas e unidades de saúde. É um trabalho que nos assegura grande resolutividade, mas que exige de nós atenção, preparo e prevenção, como estamos fazendo”, destacou o prefeito.

Durante a reunião, o secretário da Defesa Social e da Cidadania e coordenador do Plano de Contingência, tenente-coronel Silvio Prado, fez um balanço das ações preventivas realizadas e das ocorrências registradas em 2023. Ele também apresentou as perspectivas climáticas para este ano, sobretudo para a quadra chuvosa, que abrange os meses de abril, maio, junho e julho, “quando deve ocorrer chuvas acima da média histórica para a cidade”, e detalhou a capacidade operacional dos órgãos municipais.

O secretário pontuou ainda que a Prefeitura concentra as suas ações nos pontos “onde a resiliência está mais baixa na cidade” e acrescentou que, além do trabalho preventivo, realizado diariamente pelos órgãos operacionais, a gestão também tem executado, ao longo dos últimos anos, diversas obras que “ampliam a capacidade resolutiva da capital”.

“A Prefeitura trabalha, principalmente, nos pontos de maior prioridade. Neste sentido, temos, por exemplo, realizado obras estruturantes em áreas que necessitam, como no loteamento Copacabana, além dos outros projetos que integram o planejamento dos Brics, como a dragagem do rio Poxim e o canal da Zona de Expansão, sendo os locais que mais tivemos ocorrências relacionadas às chuvas no ano passado. Todo esse trabalho vem acontecendo em comum acordo com as informações que a Defesa Civil apresenta sobre as ocorrências que atende. Paralelo a isto, temos o trabalho preventivo que a Prefeitura executa através de seus órgãos, como a limpeza de canais, desobstrução de bocas de lobo, limpeza de vias públicas de forma geral, para que a gente melhore, cada vez mais, a resiliência de Aracaju com relação às chuvas e aos alagamentos em nossa cidade”, afirmou Silvio que também detalhou o mapeamento das áreas de risco da capital.

Acompanharam a reunião as secretárias Waneska Barboza (Saúde), Simone Santana (Assistência Social), os secretários Jeferson Passos (Fazenda), Alan Lemos (Meio Ambiente), Ricardo Abreu (Educação), Valter Lima (Chefia de Gabinete), Renato Telles (Transportes e Trânsito), Halison Souza (Governo), Bruno Moraes (Serviços Urbanos), Sérgio Ferrari (Obras e Urbanização), Sidney Cardoso (Procuradoria-Geral), além do coordenador da Defesa Civil, Robson Rabelo, e do coordenador da Guarda Municipal, 2ª classe da GMA, Fernando Mendonça.

PMA


Acompanhe SE NEWS em todas as plataformas:     

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem