Conheça a afrochef sergipana homenageada no Domingão com Huck

Bianca Oliveira é dona da ‘Casa do Dendê’, de culinária ancestral, em Aracaju.

Henrique Puppi/reprodução instagram

A afrochef sergipana Bianca Oliveira foi homenageada no Domingo com Huck deste domingo (28). A empreendedora sergipana lidera a “Casa do Dendê”, um restaurante especializado em culinária ancestral em Aracaju.

Top 10 nacional na ExpoFavela Brasil, Bianca teve sua trajetória empreendedora destacada no programa da TV Globo. A chef ainda ganhou mobiliário e equipamentos industriais novos para a cozinha do seu restaurante, além de um prêmio em dinheiro.

Mulher negra, lésbica e mãe solo, Bianca Oliveira é iniciada na culinária ancestral e desenvolve um trabalho de valorização do alimento diaspórico que tem origem no terreiro.
A gastronomia ancestral reúne profissionais e pesquisadores voltados à produção de alimentos que eram produzidos pelos antepassados e, geralmente, têm seu modo de preparo passado de uma geração para outra.

É uma área ligada à ancestralidade e que valoriza a relação de respeito com o alimento, a terra e o saber fazer. No caso de Bianca, possui forte ligação com seu pai e sua avó, que eram de Cachoeira (Bahia).

A Casa do Dendê fica na Rua Osvaldo Garavini, 60 - Jabotiana, Aracaju - SE. Para quem não conhece o cardápio, a moqueca de banana da terra e o brigadeiro de dendê são opções das mais saborosas.

ExpoFavela é uma Feira de negócios que acontece em todo o Brasil, com o intuito de conectar empreendedores da favela e do asfalto. Serão selecionadas as melhores ideias e negócios de cada etapa a ser realizada em cada Estado, que vão participar da última fase da Expo Favela innovation Brasil, que será na Expo Center Norte, em São Paulo, em dezembro de 2024. As inscrições estão abertas.

*Com informações do Mundo Negro e G1


Acompanhe SE NEWS em todas as plataformas:     

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem