Exames de saúde pública são ofertados na 33ª edição do ‘Sergipe é aqui’, em Brejo Grande

A iniciativa buscou promover cuidado e levar exames sorológicos de maneira fácil aos moradores do município.

Foto: Flávia Pacheco

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), gerenciado pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), tem desenvolvido um papel importante na oferta de exames sorológicos à população. A iniciativa tem sido intensificada durante o governo itinerante ‘Sergipe é aqui’, que chegou à sua 33ª edição no município de Brejo Grande, nesta sexta-feira, 23. Os exames são disponibilizados de maneira simplificada, a fim de incentivar a adesão da população; ficam à disposição testes sorológicos de Chagas, Esquistossomose, Leishmaniose humana, Hepatite A, B e C, HIV, PSA total/livre, Sífils e Citomegalovírus (IgM e IgG).

De acordo com o superintendente do Lacen, Cliomar Santos, o serviço tem a intenção de levar exames que não são comuns no dia a dia das pessoas. “Normalmente, os pacientes não procuram, mas durante a ação itinerante percebemos que a adesão tem tido um aumento. São exames que também possibilitam aos gestores terem um norte de saúde pública e, principalmente, aumentar a cartela de serviços nas unidades”, destacou o superintendente.

Adesão da população

Os mais de 150 serviços da ação itinerante tiveram a adesão da população de Brejo Grande, a exemplo da pescadora Joelaine Viana, de 26 anos, que ressaltou a importância do serviço para cuidar de sua saúde. “Foi um dia extremamente relevante para a nossa cidade, pois facilitou o nosso acesso à saúde com exames sorológicos de forma descomplicada e eficiente. O Governo de Sergipe está de parabéns pela iniciativa e por colocar a população em primeiro lugar”, relatou.

A pescadora Gilvania dos Santos, 40, também aproveitou o serviço do Lacen para realizar os seus exames. “Achei uma oportunidade maravilhosa para cuidar de mim, além de ter possibilitado a economia de se deslocar para a capital para fazer esse tipo de exame. Super valeu a pena olhar um pouco mais para mim e para a minha saúde”, disse.

Monitoramento

Com as análises, é possível, por meio do sorotipo, detectar o tipo do vírus em circulação e contribuir com as ações de vigilância epidemiológica do município. Além disso, o Lacen tem feito um trabalho essencial no monitoramento de casos relacionados a arboviroses e oropouche.

“Hoje estamos fazendo toda a coleta de amostras voltadas a dengue, zika, chikungunya e oropouche, ampliando a triagem para os 75 municípios sergipanos. Temos dado uma atenção especial a pacientes gestantes, pois sabemos dos casos de transmissão vertical, com má-formação congênita e óbito fetal, trabalhando de forma alinhada junto a vigilância epidemiológica das gestantes”, explicou o superintendente do Lacen, Cliomar Santos.

Outros serviços

A Secretaria da Saúde disponibilizou exames de ultrassom e consultas com clínico geral para o público masculino e exames de ultrassom de mama e transvaginal para o público feminino, além da realização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites virais B e C, por meio da Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’, bem como coleta de amostras para exames PSA e orientações sobre doação de medula óssea.

O programa Sorrir Sergipe também esteve presente na ação itinerante para a detecção precoce do câncer de cavidade oral, mais conhecido como câncer de boca. Com a avaliação odontológica, as pessoas passaram pelo atendimento de um cirurgião bucomaxilofacial e estomatologista, para a análise de lesões suspeitas, com o encaminhamento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).


Fonte: saude.se.gov.br


Acompanhe SE NEWS em todas as plataformas:     

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem