Três municípios apresentam alto índice de infestação do Aedes aegypti em Sergipe

A informação do Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde.

Foto: Reprodução

Três municípios de Sergipe foram identificados com alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta segunda-feira (25).

Segundo o Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), as cidades de Simão Dias, Moita Bonita e Itabaiana apresentam alto risco, com índices de 6,0, 4,0 e 4,1, respectivamente. Outros 31 municípios estão com risco médio, e 40 apresentaram baixo risco.

O estudo tem como objetivo medir a presença do vetor nas localidades e classificar os índices de infestação, que variam de 0 a 0,9 para baixo risco, de 1,0 a 3,9 para médio risco e acima de 4,0 para alto risco.

O mosquito é o vetor das doenças dengue, zika e chikungunya. Vale ressaltar que, para reduzir o desenvolvimento dos mosquitos, o carro fumacê está sendo disponibilizado nos municípios sergipanos.

Mesmo com a atuação do veículo, é necessário que a população adote ações preventivas, como retirar o lixo acumulado nos quintais das residências, observar os recipientes com água que podem servir de criadouro do mosquito e limpar as calhas dos telhados.

Sintomas

Os infectados pelo mosquito podem apresentar febre, dor de cabeça e no corpo. Mas, caso haja outros sintomas mais específicos, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para uma avaliação médica.


Fonte: Portal A8SE


Acompanhe SE NEWS em todas as plataformas:     

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem